Weby shortcut

Caracterização e Desenvolvimento de Moléculas e Materiais

Atualizado em 20/10/17 16:09.

 

 Caracterização e Desenvolvimento de Moléculas e Materiais;

A proposta da linha de pesquisa "CARACTERIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE MOLÉCULAS E MATERIAIS" é o desenvolvimento e a aplicação métodos de preparação, caracterização e modificação de moléculas e materiais, em diversas escalas (nanoscópica, mesoscópica e macroscópica). Neste aspecto, o estudo da relação entre composição, estrutura e propriedade e de moléculas e materiais avançados é executado visando entender, prever e controlar suas propriedades e tendo em vista aplicações tecnológicas.

Para tanto, a linha organiza pesquisadores de áreas como Química, Bioquímica, Física e Ciências dos Materiais, detendo expertise  em diversos métodos experimentais empregados nas Ciências Exatas, incluindo processos e técnicas de síntese, processamento e caracterização estrutural de moléculas e materiais, com o objetivo de  investigar suas de propriedades básicas e funcionais.

A aplicação e desenvolvimento de modernas técnicas de medida e a interpretação de resultados experimentais  obtidos  pelo  uso  de  instrumentação  científica  adequada, são assim o eixo diretor desta linha de pesquisa, que visa promover uma ligação eficaz e definitiva entre os processos integrantes do desenvolvimento de moléculas e novos materiais, bem como de suas potenciais de aplicações tecnológicas.

Entre os interesses dessa linha, podemos citar, de maneira não exaustiva:

•Desenvolvimento de moléculas e materiais funcionais e bioativos.

•Caracterização química e estrutural de moléculas de interesse biológico, tais como carboidratos, polissacarídeos, membranas e proteínas.

•Preparação, caracterização estrutural de materiais e determinação de suas propriedades em diversas escalas (nano, micro e macroscópicas).

Entre os métodos experimentais empregados, podemos citar de maneira não exaustiva: Ressonância Magnética Nuclear e Ressonância Paramagnética Eletrônica; Espectroscopia de Fluorescência, UV, Infravermelho e Visível, Dicroísmo Circular e Raman;  Técnicas de Espalhamento e Difração; Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de massa;  Métodos óticos e Microscopia;  Métodos termo analíticos, eletro analíticos e fotoanalíticos;  Métodos da Biologia Molecular.

Em seu contexto a linha também permite uma salutar experiência multidisciplinar, dentro do que propõem os Documentos da área de Materiais, tanto em seus aspectos fundamentais (desenvolvimento de técnicas experimentais) quanto nas aplicações tecnológicas decorrentes do emprego de novos materiais a diversas áreas. Neste aspecto, vale destacar a existência de alguns projetos nesta linha ligados ao desenvolvimento e caracterização de Biomoléculas e de sintéticos bioativos.

 

Listar Todas Voltar